Conheça nosso egresso: Marise Helen Vale de Oliveira
- PPGBEES
- 25 de mai. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 19 de jun. de 2021
Sou Marise Helen Vale de Oliveira, fiz parte da segunda turma do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade. Minha dissertação foi sobre a Distribuição da riqueza de Samambaias e Licófitas na região do Baixo Tapajós. A realização desse estudo foi um divisor de águas na minha trajetória como pesquisadora. Me descobri como botânica e também tive a certeza de que muito trabalho ainda tenho pela frente. Trabalhar com plantas na Amazônia é um grande desafio devida sua imensidão, alta diversidade de espécies e dificuldade de acesso. Por isso, minha formação como cientista foi fundamental para encarar esses desafios.

No curso, os professores nos incentivaram a produzir ciência de qualidade, a pensar em todos os padrões e processos que moldam a manutenção da biodiversidade. Nas disciplinas não aprendemos somente sobre nosso grupo de estudo, mas sobre as espécies como um todo. Essa troca de informação é muito importante para nossa formação pessoal e profissional. O mestrado só reafirmou meus objetivos como cientista, esse é o caminho que eu quero seguir. O próximo passo é o doutorado, também na área de botânica. A Amazônia precisa de cientistas com boa formação para auxiliar na diminuição das lacunas de informação a respeito da fauna e flora da região.
Confira uma publicação resultante desta dissertação:
de Oliveira, M.H.V., Torke, B.M. & Almeida, T.E. An inventory of the ferns and lycophytes of the Lower Tapajós River Basin in the Brazilian Amazon reveals collecting biases, sampling gaps, and previously undocumented diversity. Brittonia (2021). https://doi.org/10.1007/s12228-021-09668-7

Comments