top of page
Tha%C3%ADs_Elias_Almeida_edited.jpg

Perfil do egresso

O egresso do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade deverá ser capaz de desempenhar funções nas áreas de ciências e tecnologia, em instituições públicas ou privadas, além de atender as necessidades de desenvolvimento local, regional e nacional, a partir de sólida fundamentação teórico-conceitual, prática e metodológica, com capacidade de comunicação abrangente.


O curso promove uma sólida formação nas Ciências da Biodiversidade e desenvolve um perfil com capacidade de identificar e resolver problemas, enfrentar desafios, atuar em áreas de fronteira e interfaces de diferentes disciplinas, trabalhar em equipe e em redes, reconhecer especificidades locais, contextualizando e relacionando com a situação em escalas maiores. O caráter integrativo entre saberes da Ecologia, Evolução e Sistemática constrói uma identidade de liderança e grande potencial profissional crítico e criativo.


Neste sentido o mestre em Biodiversidade egresso da Ufopa é detentor de adequada fundamentação teórica e capacidade prática e executora, que inclui o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem. É capaz de atuar de modo diversificado e ético em pesquisa acadêmica nas diferentes áreas das Ciências Biológicas e áreas de sua interface, gerando conhecimentos básicos e/ou aplicados, bem como atuar em equipes multidisciplinares de atividades técnicas, preparado para desenvolver ideias inovadoras e ações estratégicas, capaz de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.

 

O egresso também é um acadêmico maduro, completo e capaz para seguir estudos de nível de Doutorado, com postura ativa em atualizar-se constantemente nas áreas de atuação que vier a seguir.

bottom of page