top of page
Figura 7.jpg

Como ingressar

A seleção para o mestrado em Biodiversidade da Ufopa ocorre uma vez por ano. Normalmente o processo seletivo inicia entre março e abril e as aulas se iniciam em agosto.

​

Quem pode se inscrever?

​

Podem inscrever-se candidatos graduados com diplomas de Licenciatura ou Bacharelado Profissional em Ciências Naturais ou cursos com diplomas de Licenciatura ou Bacharelado Profissional nas áreas de Ciências Biológicas, Biotecnologia e Ciências Agrárias. Poderão ainda se inscrever na seleção acadêmicos em fase final de conclusão, desde que apresentem certificado oficial de conclusão de sua graduação até a data de realização da matrícula.

​

Em que consiste o processo de seleção?

​

O processo de seleção envolve quatro etapas: 1- Homologação das inscrições; 2- Avaliação de conhecimentos; 3- Entrevista; 4-Análise de Currículo.

​

A avaliação de conhecimentos se dará pela análise de um projeto de pesquisa hipotético, elaborado pelo candidato. É obrigatória a adequação do projeto às linhas de pesquisa do Programa (Biodiversidade, com ênfase em Ecologia, Evolução e/ou Sistemática). Caso o projeto não se adeque, o candidato será eliminado do processo seletivo. Serão considerados projetos de avaliação nas linhas de pesquisa do Programa aqueles que proponham questões científicas sobre a distribuição da diversidade biológica e sua relação com os processos ecológicos, interações biológicas, descrição e interpretação de padrões morfológicos e evolutivos da diversidade biológica. Projetos de avaliação baseados em ações de extensão e gestão da biodiversidade, educação ambiental e usos da biodiversidade e aplicações da mesma enquanto recurso não serão considerados. 

​

A entrevista será constituída por questionamentos sobre: a. O conhecimento de conceitos gerais da biodiversidade; b. O conteúdo dos artigos científicos divulgados no edital; c. O projeto de avaliação e sua relação com as linhas de pesquisa do programa e dos orientadores sugeridos. 


A análise do currículo Lattes comprovado será realizada conforme os critérios de pontuação estabelecidos pela Comissão de Seleção. Serão pontuadas apenas as produções, a formação acadêmica e a formação complementar que se enquadrem na área de Biodiversidade estabelecida pela CAPES, referentes exclusivamente às linhas de pesquisa em Ecologia ou Sistemática e Evolução. Produções, formação acadêmica e formação complementar em outras áreas não serão contabilizadas.

 

​

 

Quer dar uma olhada no nosso último edital? Clique aqui.

 

​
 

bottom of page