top of page
Leandro%20Giacomin_edited.jpg

Disciplinas Mestrado

EXAME DE QUALIFICAÇÃO

BEE1111

0h

DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO Art. 53- O Exame de Qualificação é obrigatório e tem por objetivo avaliar domínio do candidato sobre o tema escolhido e resultados da sua dissertação, bem como sua capacidade de síntese e clareza de exposição. Art. 54- O exame de Qualificação deverá ser realizado no máximo até dezoito meses após o ingresso do discente no curso, tendo este integralizado ou não os créditos. § 1o– Para solicitar o agendamento do Exame de Qualificação o orientador deverá enviar um Ofício à Coordenação do Programa, encaminhando o título do projeto de dissertação que será apresentado, com sugestão de data e de dois nomes para compor a banca examinadora (não incluindo o próprio nome), sendo um deles obrigatoriamente um dos avaliadores do projeto, com pelo menos 30 dias da data prevista para realização do Exame; § 2o – A composição da Banca Examinadora será previamente apreciada pelo Colegiado do Programa que poderá ratificar os nomes indicados ou nomear novos membros examinadores. Art. 55- O exame de qualificação consistirá em uma apresentação pública com duração de 30 a 40 minutos, seguida de arguição pela Banca Examinadora. Ao orientador, caberá a presidência da mesa sem direito a atribuição de nota. Art. 56- A banca examinadora considerará a qualificação APROVADA ou REPROVADA conforme as orientações e critérios avaliativos contidos na ficha de avaliação do exame de qualificação. § 1o– No caso de reprovação, o acadêmico deverá submeter-se a um segundo e último Exame de Qualificação, no prazo máximo de sessenta dias. § 2o– Caso haja uma segunda reprovação, o discente será automaticamente desligado do curso." Portanto, o principal objetivo do exame é avaliar o desempenho do candidato em apresentar oralmente o seu desenvolvimento acadêmico no mestrado e a maturidade da dissertação.

ESTÁGIO DE DOCÊNCIA

BEES0001

30h

Noções sobre metodologia do ensino para o ensino superior, de acordo com a disciplina de graduação na qual o aluno realizará o estágio. Observacao reflexiva da dinamica de sala de aula e capacitação no planejamento do processo ensino-aprendizagem. Elaboração de planos de aulas e avaliações em encontros com o professor responsável pela disciplina. Participação em sala de aula em atividades de aulas teóricas e práticas sob supervisão do professor supervisor. Avaliação final semestral das atividades realizadas pelos pósgraduandos.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

BEES0002

30h

Atividades complementares refletem a participação do pós-graduando em atividades que contribuem na sua formação profissional além dos componentes curriculares e pesquisa vinculada à elaboração da dissertação. São consideradas atividades complementares: participação em eventos de natureza científica; apresentação de trabalhos em eventos, congressos, exposições e feiras; publicações incluindo, artigos científicos, artigos de divulgação científica, livros, capítulos de livros, trabalho publicados em anais de eventos; organização de eventos, congressos, exposições, feiras; participação em projetos de extensão devidamente cadastrados na Ufopa; curso de curta duração ministrado. O aluno deve apresentar comprovação da(s) atividade(s) complementar(es), que devem ter sido realizadas e/ou concluídas durante o período de vinculação ao curso de pós-graduação.

SISTEMÁTICA GERAL

BEES0003

45h

Introdução à classificação biológica: taxonomia, sistemas de classificação e sua história. Cladística e sistemática filogenética: princípios, fundamentos e métodos. Princípios de taxonomia botânica: teoria e prática. Noções de nomenclatura botânica e Código de Nomenclatura para algas, fungos e plantas. Princípios de taxonomia zoológica: teoria e prática. Noções de nomenclatura zoológica e Código de Nomenclatura Zoológica. Coleções biológicas.

PRÁTICAS DE CAMPO EM BIODIVERSIDADE

BEES0004

90h

Delineamento experimental em estudos sobre biodiversidade. Utilização de métodos e técnicas de levantamento e coleta de espécimes, amostragens quantitativas e qualitativas, experimentação e coleta de dados em Ecologia, Evolução e Sistemática. Análise de dados, discussão de resultados e produção científica.

EVOLUÇÃO

BEES0005

45h

História do pensamento evolutivo. Mecanismos evolutivos: mutação, migração e panmixia, deriva genética e seleção natural. Consequências do processo evolutivo: adaptação, extinção e especiação. Padrões evolutivos: biogeografia, diversificação, novidades evolutivas e interações entre espécies.

ECOLOGIA GERAL

BEES0006

45h

A Ecologia como uma ciência e seus conceitos básicos. Ecologia evolutiva: fatores históricos que determinam distribuição e abundância das espécies. Importância da variação de condições e recursos ao longo do tempo e espaço para populações, comunidades e ecossistemas. Interações ecológicas. Temas aplicados em ecologia.

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

BEES0007

30h

Pensamento e método científico, formulação de hipóteses, planejamento de estudos científicos, escrita científica, apresentação de trabalhos acadêmicos.

TÓPICOS ESPECIAIS EM BIODIVERSIDADE

BEES0008

0h

Variável. Ementa flexível de acordo com a disponibilidade de colaboradores eventuais.

SISTEMÁTICA MOLECULAR

BEES0009

60h

Estrutura, organização e evolução de genomas. Métodos de obtenção de material genômico e sequenciamento de nucleotídeos. Métodos filogenéticos estatísticos e estimadores de confiança. Filogenômica. Bancos de dados, repositórios, servidores e recursos digitais.

ESPECIAÇÃO

BEES0010

30h

Conceitos de espécie e especiação. Propriedades de espécies e populações. Fluxo gênico e mecanismos de isolamento reprodutivo. Geografia da especiação: alopatria, parapatria e simpatria. Evolução da divergência e genética da especiação. Radiação adaptativa. Hibridização.

ECOLOGIA DE POPULAÇÕES

BEES0011

60h

Processos demográficos. Modelos de crescimento populacional. Interações ecológicas e efeitos na dinâmica populacional. Modelos espaciais em ecologia; dispersão e metapopulações.

ECOLOGIA DE COMUNIDADES

BEES0012

45h

Diversidade biológica: conceitos, modelos e parâmetros. Heterogeneidade e complexidade ambiental. Componentes espaciais, funcionais e evolutivos da diversidade. Avanços e fronteiras do conhecimento em ecologia de comunidades.

DIVERSIDADE DE VERTEBRADOS TERRESTRES NEOTROPICAIS

BEES0013

75h

Principais grupos de vertebrados terrestres neotropicais: taxonomia, biogeografia, filogenia e aspectos ecológicos. Distribuição em habitats; distribuição dentro dos habitats; distribuição em guildas. Ameaças históricas e atuais aos vertebrados terrestres neotropicais. Identificação de famílias, gêneros e espécies, com ênfase na fauna amazônica.

DIVERSIDADE DE EMBRIÓFITAS NEOTROPICAIS

BEES0014

75h

Sistemática e filogenia das principais linhagens de embriófitas: hepáticas, musgos e antóceros, licófitas, monilófitas e espermatófitas. Características gerais e biogeografia das principais famílias e gêneros. Identificação de famílias, gêneros e espécies, com ênfase na flora amazônica.

DIVERSIDADE DE ARTRÓPODES NEOTROPICAIS

BEES0015

75h

Principais grupos de artrópodes neotropicais: taxonomia, biogeografia, filogenia e aspectos ecológicos. Distribuição em habitats; distribuição dentro dos habitats; distribuição em guildas. Ameaças históricas e atuais aos artrópodes neotropicais. Identificação de famílias, gêneros e espécies, com ênfase na fauna amazônica.

DELINEAMENTO EXPERIMENTAL E BIOESTATÍSTICA

BEES0016

60h

Conceitos básicos e o levantamento de hipóteses. Princípios básicos de experimentação. Amostragem e estimação. Teste de hipótese e modelos de mínimos quadrados. Introdução às análises estatísticas multivariadas e Bayesiana. Introdução ao uso da linguagem R.

BIOGEOGRAFIA

BEES0017

45h

Padrões de distribuição. Biogeografia histórica e ecológica. Endemismo e cosmopolitismo. Processos biogeográficos: dispersão, vicariância, extinção, evento fundador. Métodos e aplicações. Padrões e processos históricos na Amazônia. Biogeografia e conservação da biodiversidade.

DESENVOLVIMENTO DA DISSERTAÇÃO

BEES0018

0h

Desenvolvimento da dissertação acadêmica de mestrado

REDAÇÃO CIENTÍFICA PARA CIÊNCIAS DA BIODIVERSIDADE

BEES0020

45h

Elementos fundamentais da redação científica em Ecologia, Evolução e Sistemática: objetivos, métodos, resultados, discussão, introdução e título. Figuras e Tabelas. Escopo e escolha da revista para submissão. Carta de submissão e resposta à revisão. Exercícios práticos de redação e revisão de artigos científicos em Ecologia, Evolução e Sistemática.

BIODIVERSIDADE EM AÇÃO

BEES0022

O papel das ciências da biodiversidade na extensão universitária como interface para o desenvolvimento humano, social, econômico e ambiental. Práticas da extensão: transformação socioambiental, interdisciplinaridade e a indissociabilidade entre ensino pesquisa e extensão. Métodos e elaboração de projetos de extensão universitária.

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

BEES0023

1050h

A definir

Biodiversidade
Comum a todas as áreas

PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA

BEES0019

0h

Todos os discentes do PPGBEES deverão apresentar proficiência em língua inglesa até a data de solicitação de agendamento de defesa da dissertação. § 1o – Será aceita uma das seguintes comprovações obtidas nos últimos 3 anos: (i) TOEFL Test of English as Foreign Language ITP Institutional Testing Program - com pontuação mínima de 499 para o nível intermédio/avançado ou TOEFL iBT - com pontuação mínima de 60 pontos; (ii) IELTS International English Language Test - com pontuação mínima de 5,5 pontos; (iii) Michigan – ECPE – Examination for the Certificate of Proficiency in English – com conceito de A, B ou C; (iv) Cambridge - CPE - Certificate of Proficiency in English - com conceito de A, B ou C; (v) FCE - First Certificate in English da University of Cambridge – com conceito de A, B ou C; (vi) a pertinência de outros certificados de proficiência em língua inglesa será avaliada pelo Colegiado. § 2o – A comprovação de conhecimento de língua para candidatos estrangeiros, não naturalizados, nascidos em países cuja língua oficial seja o inglês estão dispensados de apresentar o exame de proficiência na língua de seu país de origem.

bottom of page